Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Site Geral Roberto Gurgel participa da posse do novo corregedor nacional de Justiça
Roberto Gurgel participa da posse do novo corregedor nacional de Justiça
6/9/2012

Ministro Francisco Falcão ocupará o cargo de corregedor pelo próximos dois anos

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, participou, nesta quinta-feira, 6 de setembro, da cerimônia de posse do novo corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro do  Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão. O evento ocorreu às 11h na Sala de Sessões da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Francisco Falcão sucederá a ministra Eliana Calmon, também do STJ, cujo mandato iniciou em setembro de 2010. Em declaração à imprensa na última terça-feira, 4 de setembro, Roberto Gurgel, avaliou que a gestão de Eliana Calmon “foi marcada pela firmeza e pela obstinação com que a ministra conduziu os trabalhos da Corregedoria Nacional”. O procurador-geral afirmou ainda que a atuação da agora ex-corregedora “foi um trabalho de grande consistência que deixa um legado importante para a magistratura brasileira”.

O novo corregedor nacional de Justiça ocupará o cargo pelos próximos dois anos. O órgão é responsável pelas atividades correcionais no Poder Judiciário e possui competência constitucionhal para realizar sindicâncias, inspeções e correições relacionadas à conduta de integrantes do Poder Judiciário, como também dos serviços judiciários auxiliares, serventias, órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que tenham delegação do poder público ou oficializados.

*Com informações do Conselho Nacional de Justiça


Secretaria de Comunicação
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408

Ferramentas Pessoais