Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Site Meio Ambiente e Patrimônio Cultural Marinha atende MPF/RJ e inclui limites da Estação Ecológica de Tamoios em Cartas Náuticas
Marinha atende MPF/RJ e inclui limites da Estação Ecológica de Tamoios em Cartas Náuticas
18/3/2014

Medida visa diminuir número de embarcações irregulares na área de proteção ambiental

Após solicitação do Ministério Público Federal em Angra dos Reis (MPF/RJ), a Marinha do Brasil incluiu, nas Cartas Náuticas e no folheto de aviso aos Navegantes nº 23/2013, informações detalhadas sobre a Estação Ecológica dos Tamoios, localizada na Baía de Ilha Grande, na Costa Verde Fluminense. Os limites geográficos da unidade também constam agora no Roteiro Costa Sul.

A medida visa diminuir o número de embarcações irregulares na área, o que, segundo apurado em procedimento instaurado pelo MPF/RJ, causa danos ambientais, como poluição e pesca predatória.

"A Marinha compreendeu as preocupações do MPF e do ICMBio no sentido da necessidade de tornar a Estação Ecológica de Tamoios mais visível aos navegantes em geral. Isso, sem dúvida, irá inibir o fundeio irregular, bem como a prática de crimes ambientais", disse a procuradora da República Monique Cheker, responsável pelo caso.

A Estação Ecológica de Tamoios foi prevista no Decreto Federal nº 98.864, de 23 de janeiro de 1990, e possui, além de superfície terrestre - 292,6 hectares -, uma ampla superfície marítima de 8,4 mil hectares, que correspondem a 96,6% da área. Por ser uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, o seu plano manejo prevê a proibição de fundeio de embarcações.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels.: (21) 3971-9488/9460
www.prrj.mpf.mp.br
http://twitter.com/MPF_PRRJ

Ferramentas Pessoais